top of page
Buscar
  • Foto do escritorBeatriz Brito

Escrevendo em colunas no LaTeX

No post de hoje ensinarei como fazer um texto em colunas no LaTeX.


Em algumas ocasiões é necessário escrever um texto em colunas e para que as pessoas que se encontram nessa situação não fiquem desesperadas em como o fazer decidi criar com post esclarecendo este tópico.


Se você pretende deixar todo o documento em duas colunas, basta alterar a formatação da classe do documento no preâmbulo, especificando que deseja o documento em duas colunas.


Exemplo:


\documentclass[12pt, twocolumn]{article}

Ou seja, estamos criando um documento da classe article que possui formatação de letra tamanho 12 e em duas colunas.


Porém, essa formatação só é útil se deseja deixar todo o documento em duas colunas, mas se desejar dividi-lo em mais colunas ou caso deseje que apenas uma parte do documento esteja em duas colunas, necessitará de um pouco mais que isso.


Para deixar apenas uma parte em duas colunas ou para dividir todo o documento em um número maior de colunas devemos adicionar o pacote multicol ao preâmbulo do documento.


Com esse pacote conseguiremos escrever não só em 2 colunas, como também em 3, 4, 5, ... Para isso, usaremos o ambiente multicols, onde especificaremos em quantas colunas o texto deverá ser compilado.


\begin{multicols}{n} \end{multicols}


Todo o texto que desejamos que esteja em 2 ou mais colunas deverá ser escrito dentro do ambiente e o {n} representa a quantidade de colunas que desejamos.


Exemplo:


\begin{multicols}{3} O texto será digitado normalmente, com parágrafos e qualquer formatação desejada. Lembrando que o mesmo deve ser grande o suficiente para que possa ser distribuído no número de colunas especificado. Caso contrário, a formatação não fica muito satisfatória. Por isso continuarei escrevendo até que tenhamos um texto suficientemente grande para que cada um das três colunas tenha um número satisfatório de linhas e assim o exemplo seja interessante. \end{multicols}


Gera:

Tudo que for digitado depois de \end{multicols} volta a ser apresentado em uma única coluna.


Se deseja forçar a mudança de coluna dentro do texto que estará em várias colunas, pode usar o comando \columnbreak.


Exemplo:


\begin{multicols}{2} Digite o texto até a parte que deseja força a mudança e insira o comando. \columnbreak Caso não dê o enter o texto não será quebrado onde desejar. Depois continue o texto normalmente. A partir do segundo parágrafo será digitado a continuação do exemplo. Veja que a segunda coluna foi iniciada logo após o comando columnbreak, mesmo que esta coluna não tenha ficado do mesmo tamanho das demais. \end{multicols}


Gera:


370 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page