top of page
Buscar
  • Foto do escritorBeatriz Brito

Afinal, o que é LaTeX e como utilizar?




















Fonte:




O LaTeX é um processador de texto e linguagem matemática que foi criado com base no programa TeX. Ele nos permite uma boa qualidade tipográfica na criação de trabalhos acadêmicos nas áreas de ciências exatas. O seu surgimento foi necessário pois os editores de textos convencionais, tais como Microsoft Word e Libre Office, possuem grandes limitações, como uma baixa qualidade tipográfica para a inserção de expressões, fórmulas ou símbolos matemáticos. Além disso, essas ferramentas não são consideradas padrão para as revistas cientificas nas áreas de Engenharias, Física e Matemática.


O programa TeX funciona como compilador, inicialmente ele lê um arquivo (.tex), que contém os comandos e a estrutura lógica do arquivo, ou seja, o preâmbulo e corpo do texto, e produz um arquivo que pode ser processado em vários formatos como PDF (Portable Document Format), ps (Post Script), DVI (Devise Independent), TEX ou para linguagens que normalmente são utilizadas na elaboração de sites, como HTML.


Ok, agora que já descobrimos o que é LaTeX vamos à parte que realmente interessa. Como utilizar essa ferramenta?


Para usar o LaTeX no Windows recomendamos a instalação do MikTEX e TEXStudio, nessa ordem. O MikTEX é uma distribuição do TeX que contém as bibliotecas necessárias para a utilização da linguagem LaTeX e o TeXStudio é o editor que possui diversos recursos que incluem visualizador integrado, verificador ortográfico, destaque de sintaxe, e além disso permite exibir seletivamente os códigos do documento.



Para aqueles que não estão dispostos a instalar programas em seus computadores, existe o Overleaf, que é uma plataforma de escrita e de publicação online em LaTeX e Rich Text, cujo objetivo é tornar todo o processo de escrever, editar e publicar documentos científicos muito mais rápido e mais fácil. É possível editar diretamente o código em uma janela e ver o resultado na janela ao lado. Além disso, o Overleaf possui uma biblioteca de modelos usados em instituições de todo o mundo que pode ser facilmente acessada.


Para utilizá-lo entre no site do Oveleaf

e crie uma conta (usando o cadastro do gmail, por exemplo). O bom de usar sua própria conta é que todo projeto criado será automaticamente salvo na sua conta, permitindo acessá-lo de qualquer computador com navegador e internet.

212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page